Praças requalificadas atenderão aos portadores de necessidades especiais

Praça Antonio Vianna
Secom/Roberto Santos

A obra de requalificação da praça Antonio Vianna (antiga Barão do Rio Branco), no bairro Cidade Nova, se encontra em andamento. A reforma, coordenada por uma construtora local está em fase de finalização do trabalho de paisagismo, assim como o assentamento do piso intertravado para facilitar portadores de deficiência visual. O equipamento conta ainda com rampas de acesso, iluminação lead, dentre outros. A ação faz parte do Programa de Adoção de Praças Públicas e é gerenciada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).

A arquiteta e gerente de Controle e Uso do Solo da Sema, Fabíola Secchin, que acompanha os trabalhos, informou que o pedestre poderá transitar pelo local com conforto e segurança. Da mesma forma, com o trabalho de adequação às pessoas com deficiência física, o equipamento poderá ser usado por cadeirantes, por exemplo. Além disso, todas as árvores da praça foram tratadas em parceria com a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).

Adoção de praças – O Programa de Adoção de Praças foi instituído por meio da lei 3.303, de 22 de junho de 2007, que estabelece parceria entre a gestão municipal com instituições e até com a sociedade civil, no sentido de promover melhor qualidade de vida à população. A norma propõe tantoações de recuperação do equipamento quanto de manutenção.

Praça São João Batista – A obra de requalificação da Praça São João Batista está em sua última fase. Localizado no bairro do Pontal, zona sul da cidade, o equipamento terá nova pavimentação (também uso de piso intertravado para atender aos portadores de deficiência visual), recuperação da quadra poliesportiva, implantação de sistema de iluminação pública, colocação de rampas de acesso, dentre outros. O objetivo é devolver ao espaço a função de lazer e convivência social. O serviço é executado por outra construtora com atuação na cidade.